PT | EN

COSTA DO MAR

VOLTAR

 

 

 

COSTA DO MAR

Formato: 27,5x25cm
Edição bilingue (Português e Inglês)
300 páginas, impresso a 3/3 cores + verniz offset localizado, em papel X-Per 140 g, guardas em papel Popset Preto 170 g.
Capa dura em cartão de 2,5 cm, revestido a Tela Balacron Opera, baixo relevo com impressão a 1 cor.

Texto: Alda Rocha, João Mariano, Rui Prata



“A Costa Vicentina é um lugar para gente paciente. Um local de contemplação onde o tempo é companheiro de observação.” As palavras são de João Mariano mas ganham outra força perante o seu trabalho. É esse convite à contemplação que nos faz neste álbum, para que através do seu olhar possamos ser conquistados por este pedaço tão singular do território e pelas pessoas que o fazem seu.

Os quatro primeiros capítulos tomam os títulos dos livros que os originaram, juntando-se o capítulo-síntese dedicado maioritariamente à recolha que fez para o Museu do Mar e da Terra da Carrapateira. Ganham assim nova vida os livros que dedicou a esta região, agora numa visão mais abrangente. Revisitou os trabalhos que lhes deram origem e que ganham aqui uma expressão distinta: reedita fotos intocáveis, além de dar espaço a imagens inéditas que o conquistaram tantos anos volvidos. O tempo ajuda a criar distância, longe da carga emocional do momento do registo, mudando a forma de avaliar do próprio autor.

Homenagem ao extremo sudoeste de Portugal, nos confins do Velho Continente, é um testemunho forte da última década do século passado. Um tempo ainda próximo mas simultaneamente muito distante, que os rolos fotográficos documentam em exclusivo.

É um retrato de uma época mas também um legado que fica, um documento que perdurará e, num único volume, mostra um Sudoeste genuíno e irrepetível, a que o autor quis perscrutar a alma; esse pedaço de terra a espreitar os confins do horizonte, a que as gentes da serra chamam a costa do mar.

Alda Rocha

 


A carregar imagens